É possível sonhar grande

< Voltar

10/12/2018

Inês Ferreira

Uma cerimônia de formatura apenas para convidados seletos, marcou a conquista de mais uma etapa na vida de seis adolescentes que cumprem medida socioeducativa nos centros da Fundação Casa de Sorocaba I e II.   
Ao contrário do que ocorre em outras formaturas, os formandos não puderam mostrar os rostos nas fotos, não tiveram seus nomes divulgados e nem receberam abraços ou elogios da família. No entanto, as restrições não tiraram a beleza da entrega de certificados do curso de Coffee Break, promovido pelo Centro de Formação do SINTHORESSOR (Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Bares e Restaurantes de Sorocaba).
O curso foi realizado dias 27 e 28 de novembro e a entrega do certificado ocorreu no último dia 30. A oferta de cursos para adolescentes surgiu graças a uma parceria sugerida pelo procurador do Trabalho de Sorocaba, Juliano Alexandre Ferreira. Esta é a segunda turma que se forma. A primeira foi do curso de Massas e Salgados e beneficiou oito adolescentes.
Para jovens que levam uma vida normal, fazer um curso de Coffee Break pode parecer uma iniciativa muito simples. Mas para estes adolescentes, receber o certificado de um curso de capacitação é o começo de uma nova caminhada. 
No curso além de aprender a fazer doces, bolos e tortas eles também tiveram aulas sobre planejamento, segurança alimentar, higiene, disposição dos alimentos em uma mesa, utensílios e até mesmo como preparar um orçamento para oferecer esse serviço.
Antônio (nome fictício) 18 anos, um dos formandos, diz que sabe muito bem a importância da parceria. Ele está em liberdade assistida e para ajudar a família vende pão caseiro nas ruas. Para Antônio curso é uma opção para aumentar a renda familiar.
Segundo Antônio, essa foi a melhor alternativa que surgiu na sua vida para ganhar dinheiro honestamente, depois que ele foi parar na Fundação Casa acusado de tráfico de drogas.
“É importante porque quero um futuro melhor. Um dia quero ter casa, carro, sítio com minhas criações. Quero continuar. Esta oportunidade é muito boa. Já sei fazer pão caseiro e bolo. Agora é só tocar o barco para frente”, diz o adolescente.

Tocando em frente
Tocar em frente sem retornar à criminalidade – é o sonho de todas as pessoas envolvidas no projeto. Eles sabem que se “esse sonho” for direcionado corretamente poderá abrir portas para novas oportunidades e dar vida nova para quem, apesar de tão jovem, já viveu as margens da sociedade.
Entre essas pessoas está o presidente do SINTHORESSOR, Cícero Lourenço Pereira, que não mediu esforços para iniciar o projeto de formação profissional. Segundo ele a inciativa do sindicato rompe barreiras e mostra que é possível contribuir com a reabilitação de jovens e cumprir um importante papel social.
“Nosso futuro é do tamanho do nosso sonho. Se sonharmos grandes seremos grandes”, repetiu o presidente várias vezes na abertura da solenidade de entrega dos certificados.
Atentos, os formandos ouviram do presidente que as oportunidades para aplicar o conhecimento adquiridos durante os cursos são variadas, como: se tornar autônomo, trabalhar numa confeitaria, numa requintada empresa de doces para festas ou até mesmo num restaurante de um cruzeiro.
Segundo ele, o sindicato pretende ampliar o conteúdo dos cursos e colocar outras disciplinas que ensinem os alunos a elaborar um bom currículos e noções básicas sobre o mundo do trabalho.
“Estamos de portas abertas para atendê-los. Oferecemos diversos cursos. Alguns, como o de Doces Finos, tem um alto valor agregado. Tudo depende do tamanho do sonho de cada um. Nós somos donos dos nossos sonhos. Se sonharmos grande, seremos grandes”, concluiu.

Novos Parceiros
O convidado especial da cerimônia foi o desembargador do Trabalho João Batista Martins César, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que também é presidente do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil.
Ele conversou informalmente com os adolescentes, falou de sua experiência profissional e contou como superou as dificuldades da vida. Filho de uma família humilde, ele se dedicou aos estudos e ao trabalho, teve diversos empregos e cargos públicos antes de conquistar o cargo de desembargador.
“Agradeço ao sindicato que oportunizou esse curso que fará uma grande diferença lá fora. Estamos conversando com empresas para que possam receber currículos. Estes serão analisados como o de qualquer outra pessoa. Pense que vocês irão abrir as portas para outros adolescentes. É preciso agarrar essa oportunidade e mudar de vida”, disse o desembargador.
 “Acredito que estes jovens terão oportunidade no mercado de trabalho. Esperamos que eles possam ter rendimento para eles e para as famílias. Essa inciativa de um sindicato de trabalhadores é muito positiva, gostaríamos que outros fizessem a mesma coisa. Não vejo iniciativas assim no patronal. Eles também precisam ajudar nessa questão e oportunizar trabalho”, afirmou.

Tudo vale a pena
A cerimônia contou também com representantes de outras entidades, como a Pastoral do Menor. Após a entrega dos certificados todos se reuniram em torno de uma mesa requintada, decorada pelo professor Marcos Penteado. As tortas e os mais variados doces feitos pelos alunos receberam aprovação do paladar dos convidados.
Orgulhoso do resultado, Renato (nome fictício), 17 anos, que cumpre medida socioeducativa por tráfico de drogas, apontou na mesa os pratos que ajudou a fazer. 
“Já trabalhei com um amigo fazendo salgados. Agora aprendi fazer torta, rocambole e outras coisas. Tenho esperança de mudar. Quando estava lá fora não pensava desse jeito. Quero continuar aprendendo”, afirmou.
A dedicação dos alunos arrancou elogios dos monitores que os acompanham durante as aulas.
“É bonito é ver que eles são capazes. Incrível como eles tem habilidades. Isto é um norte. Esta semana eles fizeram uma torta de banana e da outra turma ouvi uns quatro garotos dizer que querem fazer salgados para vender”, disse um deles.

Como em toda formatura, a festa terminou com muitas fotos. Ao lado dos parceiros e da diretora dos dois centros, Rosana Campelo Alves os jovens encerraram um novo ciclo. O registros serão divulgados com restrição, mas isso não fará diferença diante da oportunidade dessa nova conquista e que poderá mudar as histórias de vida de cada um.