SP flexibiliza quarentena e suspende fase vermelha aos fins de semana

< Voltar

03/02/2021

Restaurantes podem voltar a receber clientes; consumo em bares continua proibido

 

Afonso Ferreira, Douglas Porto, Lucas Borges Teixeira e Allan Brito

Do UOL, em São Paulo e colaboração para o UOL

 

O governo de São Paulo suspendeu as restrições de fase vermelha para todo o estado aos finais de semana. A partir de sábado (6), as regiões voltarão a operar segundo a sua classificação no Plano São Paulo.

O anúncio foi feito na tarde de hoje. Com a mudança, os serviços não essenciais voltarão a funcionar com horário reduzido aos finais de semana nas 11 regiões do estado que estão na fase laranja, incluindo a Grande São Paulo. Nas seis regiões que, até então, seguem na fase vermelha, as restrições estão mantidas.

Na fase laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h. Os parques também estão liberados. Só o consumo local em bares segue vetado.

Desde 25 de janeiro essas regiões estavam numa espécie de regime híbrido, com a fase laranja de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, e fase vermelha das 20h às 6h nos dias úteis, aos finais de semana e feriados. Inicialmente, essas medidas valeriam até o próximo domingo (7).

Regras da Fase Vermelha do Plano São Paulo
Fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais

Tivemos queda de internações em leitos primários e de UTI, o que nos permite suspender decisão de fechamento de atividades econômicas neste final de semana em todo estado. O governo de São Paulo entende que podemos permitir que atividades de final de semana sejam retomadas em todo estado", afirmou Doria. A possibilidade de alteração no Plano São Paulo já havia sido levantada por Doria na última segunda-feira (1º). Segundo o governador, houve uma diminuição de 11% no número de novas internações por covid-19 nos leitos públicos e privados do estado. Uma nova reclassificação do Plano SP está prevista para sexta-feira (5), com vigência a partir da próxima segunda-feira (8). De acordo com a classificação atual, 82% da população do estado está na fase laranja, e 18% na etapa vermelha.