Na nossa categoria a mulher tem salário e direitos iguais

< Voltar

09/03/2021

Inês Ferreira

Enquanto que muitos setores pagam salários menores para mulheres que exercem a mesma função que os homens, trabalhadoras em hotéis, bares e restaurantes de Sorocaba e região recebem os mesmos salários que os homens da categoria.

Essa é mais uma importante conquista do Sinthoressor (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis Bares e Restaurantes de Sorocaba e Região).

“Na nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) temos cláusulas específicas para garantir os direitos das mulheres. A igualdade de salários é uma delas”, disse o presidente do sindicato, Cícero Lourenço Pereira.

Segundo ele, a CCT assegura igualdade de salários entre mulheres e homens, mas respeita as diferenças. A isso dá se o nome de equidade, ou seja, a promoção de iguais oportunidades para os membros de um grupo, considerando as diferenças entre as pessoas.

A equidade está presente na escala de folgas de revezamento quinzenal, na qual é obrigatória o favorecimento do repouso dominical da mulher.

Conforme Cícero é fundamental entender essa diferença, já que na categoria 60% da mão-de-obra é feminina.

As mulheres da categoria também têm assegurado o direito ao auxílio creches equivalente a 10% do salário normativo, por mês e por filho até 06 anos de idade.

As mulheres grávidas tem a estabilidade assegurada e quando o filho nasce, também têm direito a cesta natalidade e até cinco me­ses de licença maternidade.

#sinthoressor; #ferthotel;#sindicatodoshoteleiros;#diainternacionaldamulher