ONG alertam para a presença de químicos tóxicos em embalagens descartáveis

< Voltar

24/05/2021


Num estudo publicado esta quinta-feira, várias ONG denunciam a presença de substâncias polifluoralquil e perfluoralquil (PFAS) em embalagens descartáveis de produtos alimentares. As organizações exigem a proibição do uso destes químicos nefastos para a saúde.

Depois de analisarem embalagens descartáveis em seis países europeus (República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Países Baixos e Reino Unido) organizações ambientais encontraram evidências da presença de compostos polifluoralquil e perfluoralquil, os chamados PFAS em embalagens de papel, e outro tipo de produtos descartáveis utilizados na restauração.
Com base nestes resultados (link is external)ONGs como a Générations Futures (França), Danish Consumer Council (Dinamarca), ou a International Pollutants Elimination Network, exigem agora que a Comissão Europeia tome medidas para eliminar a utilização destas substâncias em todas as embalagens não essenciais, garantindo que as embalagens alimentares sejam fabricadas livres destes compostos.

Contaminação generalizada

Dois terços das terras agrícolas mundiais sob risco de poluição por pesticidas
Os químicos foram encontrados em todas as amostras selecionadas para análise laboratorial, o que demonstra a grande capacidade de contaminação destes produtos. Em alguns casos os níveis apresentados eram 60 vezes superiores aos valores padrão indicados pelas autoridades da Dinamarca, que ajudam a determinar se uma empresa adicionou ou não PFAS aos seus produtos.

Em claro contraste com as amostras da República Checa e Reino Unido, não foram encontrados evidências de tratamento com PFAS nos pacotes de batatas fritas da cadeia McDonald´s recolhidas na Dinamarca. O uso destas substâncias foi banido neste país desde julho de 2020. Esta evidência, dizem os autores do estudo, demonstram que “os regulamentos europeus são uma ferramenta efetiva para proteger as pessoas da exposição a químicos perigosos e para pressionar a indústria a encontrar alternativas”.

Químicos eternos

Também conhecidos como “químicos eternos”, devido à sua longa persistência no ambiente, os PFAS são uma família composta por mais de 4500 compostos. Estes químicos são utilizados no fabrico de embalagens para produtos alimentares devido à sua capacidade para repelir as gorduras e a água, no entanto, também são conhecidos os seus impactos na saúde e no ambiente.


Novos OGM: há uma batalha a acontecer na União Europeia
De acordo com as fontes citadas no estudo elaborado por estas ONG, os PFAS estão associados a “efeitos adversos na saúde, incluindo cancros e impactos no sistema imunitários, reprodutivo e hormonal, assim como uma redução da resposta a vacinas”. Vários estudos demonstram também que estes químicos migram facilmente das embalagens para a comida.

“Quanto mais aprendemos sobre estes químicos, mais razões temos para nos preocuparmos, e mais urgentes se torna a minimização das emissões e exposição a estas substâncias”, afirmam os autores do estudo.