Sinthoressor comemora a volta a normalidade, depois de quase um ano e meio de restrições

< Voltar

17/08/2021

O Sinthoressor comemora com todos os trabalhadores(as) a volta ao horário normal de funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais.  O presidente do sindicato, Cícero Lourenço Pereira, disse que o sindicato tem boas expectativas para os trabalhadores, cuja categoria foi uma da mais prejudicadas pela pandemia.

“Enfim, chegou o dia tão esperado por todos. Esperamos que todos retornem a esta fase cheios de energia e esperança”, disse ele.

Segundo o presidente, agora que o comércio retorna a todo vapor o sindicato tem uma nova preocupação, a Medida Provisória 1045/21, conhecido como mini-Reforma Trabalhista.
“Já estamos nos mobilizando para que o Senado não aprove a medida que é extremamente prejudicial aos trabalhadores”, afirmou Cícero.

Abertura do comércio
A partir de hoje, estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores econômicos não terão mais limite de horário e nem de capacidade de ocupação de público. Há apenas a recomendação para que aglomerações sejam evitadas e o uso da máscara continua obrigatório.

Também serão liberados os eventos sociais, culturais e as feiras corporativas com controle de público. Continuam proibidos apenas shows com público em pé, pistas de dança e torcida em estádios de futebol, que devem ser autorizados em 1º de novembro.

O que volta a funcionar sem restrição de horário?
-Restaurantes, bares, cafés e lanchonetes;
-Lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais;
-Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética;
-Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado;
-Academias de ginástica, clubes e centros esportivos.
-Serviços essenciais como supermercados, postos de gasolina, bancos e farmácias já estavam -- autorizados a operar em qualquer horário.

O que continua proibido?
Shows com público em pé;
Pistas de dança;
Torcida em estádios.

Parques estão liberados?
Sim. Os parques urbanos estaduais e unidades de conservação voltaram a funcionar em tempo integral em 1º de agosto.
.
O uso da máscara ainda é obrigatório?
Sim. O uso da máscara continua sendo obrigatório no estado de São Paulo em todos os ambientes. A gestão estadual também recomenda que o distanciamento social e os protocolos de higiene sejam mantidos.

É permitido circular à noite?
Sim. A restrição de circulação noturna ("toque de restrição"), que valia das 23h às 5h, foi suspensa em 1º de agosto em todo o estado. 

A nova flexibilização vale para todo o estado?
Sim. A liberação total do comércio está autorizada para todos os 645 municípios do estado, mas as prefeituras têm autonomia para decidir adotar medidas mais duras.

A população já está imunizada?
Não completamente. De acordo com o Vacinômetro, 91% dos adultos com mais de 18 anos já foram imunizados com a primeira dose no estado até esta segunda (16).