Programa oferece oportunidades para estudantes ingressarem no mercado de trabalho em Sorocaba

< Voltar

15/10/2021

Para se tornar um 'Jovem Aprendiz', o estudante deve ter entre 14 e 24 anos; programa é responsável por iniciar a trajetória dos jovens no mercado de trabalho.

Por Tv Tem

 

CIEE Sorocaba (SP) oferece vagas — Foto: CIEE/Divulgação

Estudantes de Sorocaba (SP) que buscam qualificação no mercado de trabalho tem no programa 'Jovem Aprendiz' a oportunidade ideal para alcançar a sonhada vaga nas empresas que participam do programa.

Para se tornar Jovem Aprendiz, os moradores devem ter entre 14 e 24 anos de idade e podem consultar as vagas disponíveis clicando neste link. Se forem contratados, os participantes podem são treinados dentro e fora das empresas, tendo uma boa oportunidade para conseguir a efetivação.

A lei estabelece que as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. Esta cota atualmente é fixada entre 5 e 15% do número total de funcionários de cada empresa. A aprendizagem garante aos jovens carteira assinada, salário mínimo proporcional a sua jornada de trabalho, décimo terceiro, férias e FGTS.

A formação pelo 'Jovem Aprendiz' não fica restrita ao ambiente da empresa e os selecionados passam também por cursos de aperfeiçoamento. No setor do comércio e da prestação de serviços, as aulas são oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Programa oferece oportunidades para estudantes ingressarem no mercado de trabalho

Programa oferece oportunidades para estudantes ingressarem no mercado de trabalho

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), entre janeiro e agosto deste ano foram registradas 280 mil novas contratações de jovens aprendizes no país, contra 213 mil desligamentos.

Segundo o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o número reflete a quantidade de vagas que deixaram de ser preenchidas em 2020 com o agravamento da pandemia.

Deste total o CIEE foi responsável por preencher aproximadamente 35 mil novas vagas de janeiro a julho, o que representa um crescimento de 57% em comparação com o mesmo período de 2020.