Categoria tem 9,86 de reajuste salarial, conquistado pelo sindicato

< Voltar

29/10/2021

Inês Ferreira

Trabalhadores de hotéis, bares e restaurantes de Sorocaba e região terão seus salários reajustados em 9,86%, a contar de 1º de agosto de 2021. A reposição salarial já está valendo e consta na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) assinada pelos sindicatos patronal e dos trabalhadores no último dia 15 de outubro.

“Tivemos um longo período de negociações. Estamos satisfeitos porque a nossa categoria não perdeu nenhuma das cláusulas da CCT conquistadas nos últimos anos. Também tivemos a reposição da inflação, o que diante do cenário atual é uma grande vitória”, afirmou Cícero Lourenço Pereira, presidente do Sinthoressor.

A CCT vale de 01 de agosto 2021 a 31 de julho de 2022. Nesse período o piso da categoria passa a valer 1.600,00. Os empregados que recebem salários maiores que o piso da categoria, terão reajuste sobre o salário de fevereiro de 2021, aplicado a partir de 01 de agosto de 2021.

Reajustes no país ficaram abaixo da inflação

Segundo Cícero, foram meses de negociações acirradas. Muitas reuniões e muito debate sobre a situação econômica do país e a dos trabalhadores.

“O setor de hotel, bares e restaurantes foi um dos mais penalizados pela pandemia. É onde houve o maior índice de desemprego”, disse o presidente.

Sobre o índice de reajuste, Cícero explica que o boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apontou que 50,5% dos acordos e convenções coletivas realizadas no país entre janeiro e julho de 2021 resultaram em reajustes abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado até a data-base.

O levantamento mostra que das negociações ocorridas até julho, 26,6% dos reajustes empataram com o INPC. É o caso da categoria representada pelo Sinthoressor.

Manutenção de direitos

Diante do cenário de critico que atravessa o país e das modificações na legislação trabalhista feita pelo governo Bolsonaro, a manutenção das cláusulas da CCT é uma grande vitória do sindicato e demonstra que a entidade tem força para defender os interesses da categoria.

Entre os direitos que foram mantidos está o pagamento do piso diferenciado para profissionais de hospedagem, bares, restaurantes e eventos, como: recepcionistas setor de hospedagem, cozinheiros (as), churrasqueiros, pizzaiolos (as) que subiu para R$ 1.810,00

O piso diferenciado é pago aos trabalhadores que apresentam certificados de cursos de especialização realizado pelos sindicatos signatários, SENAC, Universidades ou cursos profissionalizantes reconhecidos pelo MEC.

Também foi mantido o reajuste do ticket refeição no valor de R$ 18,00, para os dias efetivamente trabalhados, pago pelas empresas que não fornecem refeições.

A CCT também manteve o pagamento ao trabalhadoras do auxílio-creche equivalente a 10%  do valor do salário normativo, por mês e por filho até 06 anos de idade.

Outros benefícios também formam mantidos como: seguro de vida, cesta básica e o plano de saúde de todos os trabalhadores.