Saldo positivo de empregos em Sorocaba até julho mais que quadruplica na comparação com antes da pandemia

< Voltar

31/08/2022

Pelo sétimo mês consecutivo, Sorocaba apresentou desempenho positivo na criação de novos empregos com carteira assinada. Com saldo de 8.014 vagas nos primeiros sete meses deste ano (75.373 admissões ante 67.359 desligamentos, de janeiro a julho), o número representa um aumento de mais de quatro vezes (368%) em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia, quando o saldo foi de 1.713 vagas (45.968 contratações ante 44.255 demissões).  Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (29).

Somente no último mês de julho, foram criados 10.276 novos empregos frente a 9.381 demissões, gerando um saldo positivo de 895 postos de trabalho na cidade, resultado também superior ao mesmo mês de 2019 (198 novos empregos). O setor que mais empregou na cidade, em julho de 2022, foi a Indústria, com 391 vagas; seguido do Comércio, com 242; e de Serviços, com 231 admissões.

O prefeito Rodrigo Manga comenta sobre o resultado positivo em geração de empregos durante todos os meses de 2022 até agora.  “Sorocaba se desenvolveu muito em vários aspectos e, de forma especial, na geração de empregos e na chegada de novos investimentos, mas temos muito ainda para se destacar. Não pouparemos esforços para que todos os sorocabanos tenham a oportunidade de um trabalho digno e de levar o sustento para seus lares”, ressalta o chefe do Executivo sorocabano.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, os números são reflexo de importantes iniciativas realizadas pela Prefeitura em conjunto com as empresas. “Devido a todo trabalho de fomento realizado pelo Poder Público, em parceria com o setor privado, como os programas de geração de emprego, renda e qualificação profissional, Sorocaba tem se destacado muito economicamente. Essas ações têm despertado, ainda, o interesse e a confiança dos empresários em investir em nossa cidade”, destaca.

Saiba como consultar vagas de emprego

A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site: emprega brasil.mte.gov.br; pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, também, pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam diariamente as oportunidades de trabalho existentes. Ainda, outra forma de procurar uma vaga de emprego é nos mutirões realizados mensalmente no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O próximo acontece nesta terça-feira (30), às 9h, reunindo mais 2.000 oportunidades de empregos em geral, com a presença, inclusive, de empresas entrevistando os candidatos; acima de 400 vagas de estágio para estudantes do Ensino Médio e Superior; 150 vagas específicas para Pessoas com Deficiência (PCD) e, também, cadastro para a emissão de laudos para PCDs.

Os interessados ainda podem se inscrever pelo link: https://abre.ai/9-mutirao-de-empregos ou, se preferirem, presencialmente nas Casas do Cidadão Nogueira Padilha, Itavuvu, Ipiranga, Ipanema, Éden e Pátio Cianê Shopping.

: Luís Gustavo Adabro
Prefeitura Municipal de Sorocaba